Um terremoto forte e raso atingiu uma província ao sul das Filipinas e área remotas na noite desta quarta-feira (16), danificando um pequeno prédio escolar em uma cidade e fazendo residentes saírem correndo de suas casas e de shoppings em pânico, disseram autoridades.
Não houve relatos imediatos de grandes danos ou feridos, mas autoridades nas Filipinas pediram aos residentes que ficassem longe de suas casas as quais podem ter sofrido rachaduras e ficado fragilizadas pela intensidade do tremor.
O Serviço Geológico dos EUA – USGS disse que o terremoto de magnitude 6,4 estava centrado a cerca de 8Km da cidade de Columbio, na província de Sultan Kudarat. Ele registrou profundidade de somente 14Km. Terremotos rasos tendem a causar mais danos do que os mais profundos.
Leslie Francisco, oficial de resposta a desastres local, disse que um pequeno prédio escolar na área da cidade de Digos, na província de Davao del Sur, sofreu danos significativos mas não houve relatos de pessoas que ficaram presas nele. Residentes saíram correndo de suas casas e de shoppings quando o chão tremeu em várias áreas.
As Filipinas, um dos países mais propensos a desastres, sofre terremotos e atividade vulcânica frequente porque fica no “Anel de Fogo”, um arco sismicamente ativo de vulcões e falhas geológicas na bacia do Pacífico.
Um terremoto de magnitude 7,7 matou cerca de 2.000 pessoas no norte das Filipinas nos anos 1990.
Fonte: Washington Post