O primeiro-ministro Shinzo Abe instruiu ministros relevantes do gabinete a acelerar o trabalho para introduzir habilitações “limitadas” que permitirão a seus portadores dirigirem somente veículos com funções de suporte de segurança.
O governo espera colocar a medida em prática até o fim de março de 2020. O lançamento planejado da licença limitada é destinado a prevenir acidentes de carro que resultam de motoristas idosos confundindo o freio com o acelerador ou cometendo outros erros de direção, após uma série de acidentes do tipo no Japão recentemente.
“Precisamos difundir veículos equipados com freios e funções automáticas para reduzir a aceleração quando o acelerador é pressionado de forma errônea no lugar do freio”, disse Abe no dia da reunião de um futuro painel de investimentos que ele comanda.
O governo planeja ajudar a promover o lançamento de veículos equipados com os mais recentes recursos de segurança para motoristas idosos.
De acordo com o governo, o número de acidentes de carro fatais causados por motoristas idosos foi o dobro daqueles cometidos por condutores mais novos no ano passado.
Dados do secretariado do painel mostram que o número de acidentes fatais por 100.000 portadores de habilitação na faixa dos 75 anos ou mais situou-se a 8 no ano passado, maior que 3.4 por 100.000 portadores mais jovens de carteira de motorista.
Fonte: Jiji