O imperador Naruhito (Wikimedia/UK in Japan- FCO)
Líderes políticos e famílias reais de todo o mundo se reunirão no Japão na terça-feira (22) para presenciar a entronização do imperador Naruhito, que declarará formalmente sua ascensão.
Publicidade
A cerimônia será realizada pela primeira vez em cerca de três décadas e faz parte de uma série de eventos que começaram em 1º de maio, quando Naruhito assumiu o lugar de seu pai, agora o imperador emérito Akihito. Mais eventos continuarão até abril de 2020.
O evento principal será realizado no Palácio Imperial em Tóquio às 13h e vai durar cerca de 30 minutos. Vestido com uma túnica laranja, o imperador fará um discurso e declarará sua entronização.
Isso será seguido por palavras congratulatórias do primeiro-ministro Shinzo Abe e um brinde dos participantes. Uma espada e uma joia – dois dos três itens que simbolizam o status imperial – serão colocadas na mesa do Matsu no Ma, considerado o salão mais elegante do palácio.
Um total de 2.000 participantes do Japão e do exterior devem participar da cerimônia. Convidados de mais de 190 países e organizações internacionais foram convidados, incluindo líderes de estado e membros de famílias reais, para os quais serão oferecidas refeições e música clássica japonesa.
O Ministério de Relações Exteriores anunciou na sexta-feira (18) que 174 países aceitaram os convites.
A lista de convidados inclui o príncipe Charles da Inglaterra, o presidente das Filipinas Rodrigo Duterte, o vice-presidente chinês Wang Qishan e a conselheira de estado de Myanmar Aung San Suu Kyi. O vice-presidente dos EUA Mike Pence iria participar, mas foi substituído pela secretária dos transportes Elaine Chao devido a questões de agenda.
Abe, que está tomando a oportunidade para aumentar as relações diplomáticas, planeja se encontrar com 50 líderes.
A maioria das reuniões terá foco amplamente em comentários congratulatórios a Naruhito, mas alguns serão observados mais de perto. A reunião agendada de Abe com o primeiro-ministro da Coreia do Sul Lee Nak-yon na quinta-feira (24), por exemplo, marcará a conversa de mais alto nível entre os dois países desde julho, quando Tóquio endureceu os controles de exportação de materiais de tecnologia chave.
Um desfile do casal imperial Naruhito e Masako em carro aberto do Palácio Imperial à Residência Imperial de Akasaka, em um percurso de 4.6Km, foi adiado para 10 de novembro em consideração àqueles que foram afetados pela passagem do tufão Hagibis que atingiu o Japão em 12 de outubro.
Fonte: Asia Nikkei