A ex-imperatriz Michiko marcou seu aniversário de 85 anos neste domingo (20), seu primeiro desde a abdicação de seu marido, o ex-imperador Akihito, no início deste ano.
Celebrações de aniversário foram canceladas após a passagem do tufão Hagibis na semana passada, de acordo com a Agência da Casa Imperial. Ela havia planejado receber membros da família na residência onde ela mora com Akihito.
Michiko foi submetida a uma cirurgia de catarata em ambos os olhos em junho e antes havia sido diagnosticada com anormalidade nas válvulas cardíacas, com a condição continuando a ser monitorada.
Ela também passou por cirurgia de câncer de mama em setembro no Hospital da Universidade de Tóquio após um nódulo ter sido encontrado em seu seio esquerdo em julho.
Apesar de seus problemas de saúde, Michiko mantém sua rotina diária de caminhar com seu marido pela manhã e participa de um concerto ou outros eventos artísticos todo mês.
Akihito se tornou o primeiro monarca japonês a abdicar em cerca de 200 anos, encerrando a era Heisei que durou 30 anos. Seu filho mais velho, Naruhito, ascendeu ao Trono do Crisântemo em 1º de maio.
Fonte: Mainichi