Até 140 aeronaves transportando dignitários estrangeiros devem chegar aos aeroportos de Haneda e Narita no fim deste mês quando o Japão realizar uma cerimônia para proclamar a entronização do imperador Naruhito, disseram na quarta-feira (9) fontes próximas ao assunto.
Representantes de 190 países e territórios devem participar da cerimônia de entronização do imperador no Palácio Imperial no dia 22 de outubro, e é provável que passageiros de companhias aéreas comerciais sejam afetados principalmente nos dias 21 e 24 do mês quando a maioria dos convidados chegará e partirá do Japão.
O governo planeja ter mais voos chegando a Haneda (Tóquio) do que a Narita (Chiba), visto que o primeiro oferece melhor acesso ao local da cerimônia, de acordo com as fontes.
Dentre os convidados esperados estão a secretária dos transportes dos Estados Unidos Elaine Chao, o vice-presidente chinês Wang Qishan e o príncipe Charles da Inglaterra.
O imperador Naruhito ascendeu ao Trono do Crisântemo em 1º de maio, um dia após seu pai, Akihito, ter se tornado o primeiro monarca japonês a abdicar em mais de 200 anos.
A cerimônia iminente será para anunciar formalmente a entronização de Naruhito perante líderes e representantes japoneses e estrangeiros.
A Japan Airlines e a All Nippon Airways, as duas maiores companhias aéreas do Japão, já decidiram entre elas cancelar um total de 72 voos no aeroporto de Haneda nos dias 21 e 24 de outubro para minimizar transtornos e pediram aos passageiros com reservas nos voos afetados que façam alterações para outros.
Fonte: Mainichi