Turistas em uma passagem com fundo de vidro em Zhangjiajie (à esq.) e jovem deitada no chão de vidro de uma plataforma de observação em Hainan (à dir.) – banco de imagens PM
Uma província chinesa fechou todas as 32 de suas atrações de vidro – que incluem pontes, passagens e plataformas de observação – enquanto verificações de segurança são realizadas.
Publicidade
As atrações espalhadas por 24 locais na província de Hebei, estão fechadas desde março de 2018, de acordo com a mídia estatal CCTV.
A medida não havia sido divulgada de forma ampla anteriormente.
A China tem visto um turbilhão de atrações com estruturas de vidro em todo o país – mas houve acidentes e pelo menos duas mortes.
Há cerca de 2.300 pontes de vidro na China. De acordo com a mídia estatal ECNS, há também um “número indeterminado de passagens ou escorregadores de vidro”.
As atrações de vidro são uma tentativa de atrair pessoas que gostam de emoção e capitalizar o crescente turismo doméstico no país.
A Zhangjiajie na província de Hunan – que era a ponte mais alta e mais longa com fundo de vidro no mundo quando foi inaugurada em 2016 – possivelmente iniciou a moda.
Entretanto, no início deste ano, um turista morreu e outros seis ficaram feridos quando caíram de um escorregador de vidro na província de Guangxi.
A chuva deixou o vidro muito mais escorregadio, fazendo com que o homem colidisse com o guard rail e voasse do escorregador. Ele morreu em decorrência de graves ferimentos na cabeça.
A ponte de vidro de Hongyagu – que até maio deste ano detinha o título de ponte de vidro mais longa do mundo – estava entre aquelas que foram fechadas na província de Hebei.
Os fechamentos não afetaram somente Hebei. Em todo o país, várias foram fechadas.
Turistas em um passarela de vidro de Hainan (banco de imagens PM)
No início deste ano o governo pediu às autoridades de turismo local que realizassem “avaliações de segurança abrangentes” de projetos de pontes de vidro.
A morte na província de Guangxi não foi a única fatalidade em uma atração de vidro. Em 2017, um turista morreu após um acidente em um escorregador em Hubei.
E em 2016 uma pessoa ficou ferida após ser atingida por pedras que caíram da encosta enquanto ela caminhava em uma passagem de vidro na cidade de Zhangjiajie.
Em 2015, uma passarela de vidro na província de Henan rachou apesar de estar aberta há apenas duas semanas, fazendo com que os turistas saíssem correndo.
Fonte: BBC