O tufão Mitag, 18.º do ano, se transformará em ciclone extratropical na tarde de quinta-feira (3).
Sob a influência do ar úmido que flui em direção ao tufão, as condições atmosféricas se tornaram instáveis, especialmente no oeste do Japão.
Em Oita, Ehime, Tokushima e Kochi chuvas torrenciais desde por volta da meia-noite causaram inundações, alagamentos e riscos de deslizamentos.
Na cidade de Kochi (província homônima) uma mulher que estava dentro do carro no estacionamento na costa de um rio passou apuros. O rio transbordou mas ela conseguiu sair por conta própria e se salvou, segundo informações do Corpo de Bombeiros.
Chuva e calor
As regiões Tokai e Kinki deverão ter chuvas torrenciais e pontuais pelo mesmo efeito, no período da tarde.
Na sexta-feira (4) as regiões de Hokuriku e Tohoku são esperadas rajadas de vento e também elevação das ondas. A Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta para possibilidades de inundações por causa da chuva e também de deslizamentos.
Mesmo nas áreas distantes do tufão e posteriormente do ciclone extratropical, deve-se ter cautela contra os tornados, rajadas fortes e raios.
Por outro lado, em quase todo arquipélago as temperaturas continuam de verão. O calor atípico de outono deverá se estender até o final de semana.
Fontes: NHK, ANN e Weather News