Tufão grande e potente, Hagibis (NHK)
Por causa do alto risco das nuvens pesadas de chuva a serem trazidas pelo tufão Hagibis, a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realizou uma coletiva de imprensa, às 16h30 de sábado (12).
Publicidade
Foi a primeira vez que a AMJ faz alerta especial, antecipadamente, sobre os riscos elevados da chuva que se aproxima por causa do tufão Hagibis que deverá atingir Shizuoka, Kanto e depois Tohoku.
As 7 províncias são Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi e Nagano.
Imagem: JNN
O diretor da AMJ, Keiji Sugawara, recomenda à população dessas 7 províncias que busquem antecipadamente locais seguros, ou abrigos, se afastando de locais onde há encostas e rios, para preservação da vida.
A previsão da AMJ é de chuvas torrenciais em diversos locais dessas províncias, muito mais pesadas do que choveu até as 15h de sábado. “É uma chuva nunca antes vista”, alertou.
Pediu à população dessas províncias que sigam as instruções das autoridades dos bairros e cidades dessas províncias, pois é muito possível que o alerta suba para nível 5, ou de alto risco, já tarde para evacuação. Por isso, ao ouvir o alerta de nível 4, de diretiva de evacuação, que busque abrigo imediatamente.
Não descuide das províncias onde a chuva cessar
Kanagawa (ANN)
Com a chuva nas províncias de Ibaraki, Gunma, Tochigi, Saitama, Kanagawa, Yamanashi, Nagano, Shizuoka, Nara, Miyagi e Fukushima, até a tarde deste sábado, ocorreu severo aumento de risco de deslizamentos, em alguns locais.
Além disso, em Mie, Gunma, Kanagawa, Shizuoka e Saitama há muitos rios que já ultrapassaram o nível de risco, prestes a transbordar.
Área de tempestade do tufão n.º 19
Previsão para 17h20 (Tenki)
Às 16h o tufão estava a 100Km de Shimoda (Shizuoka) e colocou as províncias de Tokai, Kansai e Kanto Koshin na sua área de forte tempestade. E mantendo sua potência irá atingir Shizuoka e outras províncias de Kanto no final da tarde ou começo da noite.
Por conta disso uma chuva pesada, ou violenta, deverá cair sobre as províncias de Tokai e Kanto.
De Kinki a Kanto, a costa está com uma grande elevação das ondas, chegando a 13 metros de altura, o que coloca a área litorânea em risco. Com a elevação da maré na manhã de domingo a costa de Shizuoka deverá ter ondas de altura nunca vistas.
Proteja a vida
Por favor, tenha extremo cuidado e vigilância com a chuva, tempestade e elevação das ondas. Poderá ocorrer tornado também. Por causa da chuva há riscos de deslizamentos, mais inundações e mais transbordamento dos rios.
Se estiver perigoso para sair e se deslocar até um abrigo, procure por um local mais alto na casa para se proteger. Jamais saia sem necessidade. Tome ações para proteger a vida, acima de tudo.
Fontes: NHK, JNN, ANN e AMJ