O caminhão em que as pessoas foram encontradas mortas (Twitter/The Voice of America)
A polícia britânica iniciou uma investigação de assassinato após os corpos de 39 pessoas terem sido descobertos dentro de um caminhão o qual acredita-se ter saído da Bulgária.
Publicidade
O caminhão foi descoberto em um parque industrial fora de Londres na madrugada de quarta-feira (23), hora local, e todas as 39 pessoas dentro foram encontradas mortas, disse a polícia.
O motorista, um homem de 25 anos da Irlanda do Norte, foi detido sob suspeita de assassinato.
A polícia acredita que o veículo tenha vindo da Bulgária e entrado no Reino Unido no sábado (19). Uma das vítimas era adolescente e o restante adultos, disseram.
O caminhão foi encontrado no Parque Industrial Watergale na cidade de Grays no condado de Essex, a cerca de 19Km ao leste da central de Londres.
Em uma coletiva de imprensa na quarta-feira, a vice-chefe da polícia de Essex, Pippa Mills, chamou o caso de “descoberta trágica” e disse que a “identificação das vítimas continua sendo a prioridade número 1”.
“Essa é uma tragédia absolutamente triste para a polícia de Essex e na comunidade local”, disse Mills. “Continuaremos a trabalhar junto com outras agências terceirizadas para descobrir o que levou a essas mortes. Gostaria de apelar a qualquer pessoa que tenha qualquer informação que entre em contato com meus escritórios”.
Os 39 mortos eram chineses
(atualização à 1h30 de 25 de outubro)
As 39 pessoas encontradas mortas na parte de trás de um caminhão no Reino Unido eram cidadãos chineses, disse a polícia na quinta-feira (24).
O caminhão e a carreta, que acredita-se terem entrado no país separadamente, foram encontrados por membros da equipe de uma ambulância no Parque Industrial Waterglade em Grays na quarta-feira (23). Gray fica a cerca de 32Km ao leste de Londres.
Todas as 39 pessoas foram pronunciadas mortas no local. Oito dos mortos são mulheres, incluindo uma jovem a qual a polícia inicialmente disse ser uma adolescente, e 31 homens.
A polícia de Essex disse que o motorista do caminhão de 25 anos Mo Robinson de Portadown, Irlanda do Norte, foi preso após os corpos terem sido encontrados e ainda está sendo mantido pelas autoridades.
A polícia britânica invadiu propriedades na Irlanda do Norte em meio à investigação.
Detetives disseram que a parte de trás com as vítimas chegou ao porto de Purfleet a partir de Zeebrugge, Bélgica, por volta da 00h30, hora local, de quarta-feira. A parte da frente entrou no país via Holyhead, Gales, no domingo (21) a partir de Dublin.
Ambas as partes partiram de Purfleet logo após a 1h50 de quarta-feira, e a polícia foi chamada menos de uma hora depois dos corpos terem sido descobertos no parque industrial.
Originalmente, a polícia acreditava que o caminhão podia ser da Bulgária. O ministério de relações exteriores do país confirmou que o veículo estava registrado na Bulgária sob uma companhia de propriedade de um cidadão irlandês.
Na Bélgica, autoridades dizem que tiveram pouco progresso em rastrear a rota do caminhão.
Fonte: NBC News