Vastas quantidades de solo fluíram para o oceano nas áreas costeiras que abrangem as regiões de Tohoku e Tokai, após chuva recorde em decorrência do tufão Hagibis, o 19º da temporada, mostra uma imagem de satélite do Japão tirada em 13 de outubro.
A foto, fornecida pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão – JAXA, mostra o escoamento da superfície de foz de rios carregando solo 10 a 20 quilômetros para o mar.
O Shikisai, satélite de observação de mudança climática da JAXA, capturou a imagem por volta das 10h de 13 de outubro, um dia após o tufão Hagibis ter tocado o solo no arquipélago japonês.
“A terra se espalhando para tão longe no mar sugere que o fluxo da corrente do rio estava extremamente rápida naquela hora”, disse Yuuji Sakuno, professor associado de oceanografia de satélite na Universidade de Hiroshima, que analisou os dados de satélite.
A imagem acima mostra a terra que fluiu para o mar após a passagem do tufão Hagibis. As áreas em vermelho indicam águas extremamente turvas e as azuis indicam água limpa. As áreas em branco representam nuvens ou dados perdidos. A imagem foi produzida por Yuuji Sakuno, professor associado na Universidade de Hiroshima, que analisou os níveis de turvação do oceano baseado em uma foto do satélite da Jaxa.
Fonte: Asahi