O tufão de número 19 – Hagibis – que atingiu o Japão causou vítimas, muitas fatais, além de incontáveis danos em Tokai, Kanto Koshin e Tohoku.
Sem perder sua potência, o grande e muito forte tufão, passou sobre Miyako (Iwate), às 6h de domingo (13), se afastando do arquipélago. À tarde deverá se transformar em ciclone extratropical, quando já estiver sobre o Oceano Pacífico.
Segundo levantamento da JNN, até 9h de domingo (13), o número de vítimas é de 7 mortes e 24 desaparecidos. De acordo com a NHK, até 7h, são pelo menos 106 feridos em 27 das 43 províncias do país. (atualização do número de vítimas no fim do post).
Uma das vítimas fatais foi por conta de um deslizamento ocorrido em Tomioka (Gunma), o qual feriu 3 pessoas e 2 estão desaparecidos.
Diversos rios do país transbordaram e os bombeiros dessas cidades se empenharam nas atividades de resgate.
Chuva e enchentes
O índice pluviométrico em 48h foi o equivalente a 30 a 40% do volume anual em ampla área. Em Hakone (Kanagawa) chegou a 1.001mm, em Izu (Shizuoka) foi de 760mm, em Chichibu (Saitama) foram registrados 687mm e em muitos outros locais os índices foram históricos. Ocorreram transbordamentos dos rios e consequentemente inundações.
O Rio Chikuma, da província de Nagano, transbordou e inundou parcialmente as cidades de Ueda, Chikuma, Suzaka, Obuse, Nagano e Nakano, segundo a NHK.
Em Kawasaki (Kanagawa) o Rio Hirase transbordou, inundando a região. Um homem na faixa dos 60 anos foi resgatado do piso térreo de um prédio de apartamentos mas morreu. A água do rio chegou até o segundo andar.
Apagão em larga escala
O número de pontos sem energia elétrica até as 9h14 de domingo (13) é de 230.800, segundo a Tepco-Tokyo Electric Power Company, em 9 províncias. As mais afetadas são Chiba, com 102.700, e Kanagawa com 63.800.
Em bem menor escala ocorrerão interrupções dos serviços de telefonia celular em parte de Shizuoka e Kanto.
Embora todos os alertas tenham sido cancelados na manhã de domingo a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ informa que em muitos locais o solo está instável, por isso, recomenda-se atenção para as encostas.
Assista aos vídeos do jornal Asahi, sendo um de Chiba e outro de Nagano.
Atualização às 19h30 de domingo, 13 de outubro:
De acordo com a NHK, pelo menos 26 pessoas morreram devido ao tufão Hagibis nas províncias de Kanagawa, Tochigi, Gunma, Miyagi, Fukushima, Saitama, Iwate, Nagano, Ibaraki, Chiba e Shizuoka.
Dezoito pessoas estão desaparecidas e pelos menos 175 ficaram feridas.
Autoridades estão tentando determinar o número total de vítimas.
Fontes: NHK, Sankei, ANN e JNN