A prefeitura de Iwanuma (Miyagi) recebeu um telefonema de um residente local informando que viu muitos peixes mortos boiando no Rio Gokenbori, por volta das 15h de quarta-feira (2).
A prefeitura, por sua vez, avisou o departamento responsável da província, o qual fez coleta e análise da qualidade da água. Logo concluiu que a causa foi o hipoclorito de sódio e procurou pelo local que usa o produto químico.
A indústria Toyo Tire usa esse produto para esterilizar a água de resfriamento usada no processo de fabricação dos pneus. Houve vazamento de cerca de 250 litros, o qual foi interrompido por volta das 18h do mesmo dia.
Por causa desse acidente a Toyo Tire destacou 50 funcionários para recolher os peixes mortos do rio, na extensão de 1,2Km, desde as primeiras horas da manhã de quinta-feira (3). Foram retirados peixinhos dourados, carpa, gobioidei e outros.
Rio onde as crianças pescavam está poluído
O homem que viu os peixes mortos disse para o jornal Mainichi sobre sua preocupação com o rio. “Aqui muitas crianças pescam e fiquei pensando o que poderia acontecer se comessem um peixe contaminado. Por isso liguei logo”, declarou.
Uma mulher que mora nas proximidades disse “é muito decepcionante que o ecossistema tenha colapsado pelo erro da fábrica”.
Apesar da direção da Toyo Tire ter apresentado pedido de desculpas e dito que verificará a causa para evitar a recorrência não explicou o que vai fazer com o rio.
Fontes: Kahoku Shimbun e Mainichi