O NITE-Instituto Nacional de Tecnologia e Avaliação do Japão informou em 28 de novembro de 2019 os cuidados com os indispensáveis aquecedores elétrico ou a querosene.
Com a queda da temperatura, as famílias e empresas ligam os aparelhos para se livrarem do frio. Eles podem ser muito úteis para esquentar o ambiente, mas requerem cuidado pois muitas pessoas morreram entre 2014 a 2017, vítimas de incêndio causado pelo mau uso.
Nesse período, ocorreram 965 casos de acidente, dos quais 726 se transformaram em incêndio. No total, foram 92 vítimas fatais.
Na análise por tipo de produto, 95% dos incêndios causados por aquecedores (321 de 337 casos) foram por conta dos aparelhos stove e fan heater. Desses, em 119 casos (35%), os imóveis tiveram perda total. No total, foram 108 feridos, sendo que 57 perderam a vida.
Cuidados essenciais para evitar incêndios
Na transição entre outono e inverno, o ar está seco e propenso a incêndio, logo é preciso prestar atenção aos seguintes pontos para evitar acidentes envolvendo aquecedores:
- Desligue o aparelho e confira se a chama está apagada, antes de reabastecer. Após o reabastecimento, feche firmemente a tampa do tanque e verifique se o querosene não está vazando antes de colocá-lo na unidade principal.
- Armazene o querosene em um recipiente especial, apropriado para esse combustível, seja de plástico especial ou de metal. Distingue-o da gasolina usando recipientes de cores diferentes e ainda assim coloque rótulos para evitar de se confundir.
- Não deixe materiais inflamáveis na área circundante dos tanques e do aquecedor. Jamais seque roupas por perto.
- Antes de ir para a cama, desligue o aparelho e verifique se o fogo está realmente apagado.
Assista aos vídeos.
Fonte: divulgação do NITE