Carro elétrico flutuante visa oferecer fuga durante inundações

A empresa desenvolvedora do carro está buscando oferecer o miniveículo para os consumidores no Japão entre março e abril do próximo ano.

O FOMM One sendo exibido no Tokyo Motor Show em 31 de outubro de 2019 (YouTube/Sankei)

Um carro que flutua na água deve começar a ser comercializado no Japão em 2020, e a empresa por trás do miniveículo elétrico tem esperanças de salvar vidas durante inundações e outros desastres.

Publicidade

O semianfíbio FOMM One foi desenvolvido por uma start-up lançada por um engenheiro que ficou chocado ao ver a grande quantidade de veículos engolidos pelo tsunami gerado no Grande Terremoto do Leste do Japão em 2011.

O carro compacto, que também pode viajar sobre a água a uma velocidade de 2 a 3 quilômetros, foi colocado em exibição no Tokyo Motor Show 2019 de 24 de outubro a 4 de novembro no Tokyo Big Sight, no distrito à beira-mar de Ariake.

A FOMM Corp. sediada em Kawasaki foi fundada em 2013 por Hideo Tsurumaki, que esteve envolvido no desenvolvimento de uma moto na Suzuki Motor Corp.e no pequeno modelo elétrico Coms na Toyota Auto Body Co.

Tsurumaki disse que decidiu começar seu próprio negócio após ver motoristas dentro de carros sendo levados pelo tsunami ou não conseguindo escapar devido a congestionamentos no tráfego no desastre de 2011. Na época, ele disse que queria criar um carro que pudesse flutuar.

O FOMM One, que mede 2.6 metros de comprimento e pesa 620Kg, pode acomodar até três passageiros além do motorista. Com um tempo de recarga de 7.5 horas ele pode viajar até 166Km sob condições normais de estrada com uma única carga. Sua velocidade máxima é de 80Km.

Quando estradas estão inundadas, o FOMM One pode viajar sobre a água e escapar para um local seguro, embora ele não seja desenvolvido para uso prolongado na água.

As rodas têm lâminas para absorver água e descarregá-la para a parte de trás, permitindo ao veículo viajar na superfície da água. A fim de garantir  espaço suficiente para pernas e pés dos motoristas, o acelerador é operado com um dispositivo no volante.

A empresa revelou o FOMM One em março de 2018.

Em novembro daquele ano, a empresa começou a aceitar pedidos para o modelo, ao preço de 2,2 milhões de ienes (US$20.200), na Tailândia, que é frequentemente atingida por inundações. Enquanto sua produção em massa tenha começado em março de 2019, pedidos para 1.600 unidades entraram desde o fim de outubro, de acordo com representantes da FOMM.

A FOMM está buscando oferecer o miniveículo para os consumidores no Japão entre março e abril do próximo ano.

Com chuvas torrenciais e tufões causando inundações em muitas partes do Japão nos últimos meses, a FOMM vem recebendo um crescente número de consultas por parte de governos locais e de pessoas que moram em áreas costeiras.

“Acabamos de finalizar as preparações”, disse Tsurumaki. “Durante uma emergência, o FOMM One pode ser usado para evitar ser submerso pela água. Espero vê-lo nas ruas em todo o Japão”.

Veja no vídeo abaixo como o carro atua:

Fonte: Asahi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Denúncia leva polícia ao japonês na lista dos procurados

Publicado em 18 de novembro de 2019, em Crime

Ele foi visto dentro de uma loja de conveniência por uma pessoa que avisou a polícia. Está preso e sendo ouvido para saber o motivo de matar a namorada.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!