O governo do Japão planeja solicitar a fabricantes de veículos que equipem carros novos no país com sistemas de frenagem automática, iniciando no ano fiscal de 2021, soube-se na quarta-feira (27).
O governo espera que a obrigatoriedade de sistemas de frenagem automática ajude a reduzir colisões, após uma recente série de acidentes envolvendo veículos conduzidos por motoristas idosos, incluindo casos fatais.
Fabricantes de veículos serão obrigadas a adotar sistemas de frenagem automática que atendem a padrões internacionais aprovados por um fórum das Nações Unidas sobre regulamentação de veículos, disseram fontes informadas.
Os sistemas serão capazes de detectar pedestres atravessando a rua e evitar colisões com eles.
Em um conjunto de medidas de emergência sobre segurança no tráfego compilado em junho, o governo sugeriu que consideraria tornar os freios automáticos obrigatórios.
Uma decisão final sobre o plano será feita até o fim deste ano, após discussões com montadoras e ministérios e agências relacionados, e o ministério dos transportes então revisará padrões para automóveis, disseram fontes.
A nova regra deve ser inicialmente aplicada a novos modelos de veículos e veículos leves a serem lançados no ano fiscal de 2021 e posteriormente.
O governo ainda está considerando se modelos existentes de veículos deveriam ser cobertos pela regra.
Fonte: Jiji