As três operadoras de telecomunicação estatais da China lançaram em 1º de novembro serviços para a próxima geração de tecnologia wireless.
A China Mobile, a China Telecom e a China Unicom estão oferecendo planos 5G que iniciam a 128 yuans (US$18) por 30GB de dados por mês, dando aos usuários de internet na China acesso ao serviço ultrarrápido.
Serviços comerciais 5G estão agora disponíveis em 50 cidades, incluindo Pequim, Xangai, Guanzhou e Shenzhen, de acordo com a agência estatal de notícias Xinhua. Em Xangai, cerca de 12.500 estações de base foram ativadas para suportar a cobertura 5G em todas as principais áreas ao ar livre da cidade.
Outros países incluindo os Estados Unidos e Coreia do Sul lançaram serviços 5G em áreas selecionadas neste ano. Entretanto, a rede comercial da China é a maior, de acordo com a Bernstein Research, dada a maior influência do país sobre a evolução global de tecnologia.
“A escala de sua rede e o preço dos serviços 5G terão um impacto crucial através da rede de fornecimento”, disse Chris Lane, analista da Bernstein em uma nota de pesquisa no início desta semana.
A China tem mais usuários de internet móvel do que qualquer outro país, com cerca de 850 milhões de pessoas usando seus smartphones para navegar na internet, de acordo com a Xinhua.
Analistas na Jefferies preveem que a China terá 110 milhões de usuários 5G – cerca de 7% da população do país – até 2020. A Coreia do Sul lançou sua rede 5G em abril, e cerca de 3% dos usuários de internet do país a aderiram, de acordo com a Jefferies.
Fonte: CNN