O CEO da Family Mart, Takashi Sawada, explicou na quinta-feira (14), que pretende revisar o modelo de negócios 24h da sua rede.
Atualmente são 16 mil lojas, maioria franqueada, operando sem folga mesmo que amargue prejuízo. Diante disso Sawada explicou que considerando os franqueados em primeiro lugar, a partir de março do ano que vem poderão escolher encerrar o expediente às 23h e reabrir às 7h, ou ainda, escolher o domingo como data vermelha.
Em junho foi realizada uma pesquisa entre os franqueados e 7 mil deles demonstraram favoráveis à redução da jornada.
Desde a década de 70 supermercados, lojas de conveniência e farmácia passaram a adotar o modelo de 24 horas de expediente. Mas, com a diminuição populacional e com a falta de mão de obra está insustentável.
Também pretende enxugar a estrutura na matriz lançando campanha para aposentadoria voluntária de 800 funcionários, o que representam 10% do quadro.
As concorrentes adotam experiências. A Seven Eleven pede aos franqueados que façam uma experiência de 6 meses, com horário reduzido. A rede Lawson está em fase de análise dos dados das 118 lojas escolhidas para serem observadas, com jornada reduzida.
Fontes: NHK, FNN e ANN