Segundo informação do governo da província de Mie, pela primeira vez foram encontradas formigas-de-fogo (hiari em japonês). A comprovação foi dada pelo resultado da análise, informou na segunda-feira (25).
Elas foram encontradas no terminal de contêineres do Porto de Yokkaichi em 21 deste mês. Eram cerca de 20 e foram encaminhadas para o laboratório.
A empresa que as encontrou informou que já foram eliminadas, no entanto, o governo alerta a população que se por acaso vê-la jamais deve tocar nela, pelo risco da picada tóxica.
O governo de Mie pretende realizar uma operação conjunta com o órgão do meio ambiente do país e com a associação do Porto de Yokkaichi para investigação mais apurada e exterminação caso ainda sejam encontradas.
De onde vem
Essa formiga com nome científico de Solenopsis invicta não existe no Japão. Vem sendo trazida através dos contêineres.
Na 21.ª Reunião de Ministros Trilaterais do Japão, China e Coreia do Sul (TEMM21), realizada em Kitakyushu (Fukuoka) em 23 deste mês, o governo pediu novamente à China medidas para evitar esse transporte.
Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente somente este ano foram encontradas em 49 locais, cuja quantidade passou de 10 mil unidades. Das 29 entradas de cargas de contêineres foram constatadas que das 26 são de origem da China.
Fontes: CBC TV, CTV e Asahi