O presidente do Irã, Hassan Rouhani, anunciou a descoberta de um imenso campo de petróleo que poderia aumentar as constatadas reservas do país em cerca de 30 por cento.
Rouhani disse no domingo (10) que trabalhadores e engenheiros do país descobriram um grande campo de petróleo com reservas de 53 bilhões de barris.
Ele disse que o campo de petróleo na província de Cuzistão, no sudoeste do país, cobre uma área de 2.400 quilômetros quadrados.
A gigante britânica petrolífera BP disse que desde o fim de 2018 o Irã estava na 4ª posição no mundo para as maiores reservas de petróleo, com estimados 155.6 bilhões de barris.
Se o tamanho exato da nova reserva de petróleo for comprovado ela elevaria a posição do Irã para 3ª, abaixo somente da Venezuela e Arábia Saudita.
O anúncio ocorre enquanto o Irã está enfrentando dificuldades em comercializar seu petróleo no exterior após as sanções impostas pelos Estados Unidos.
Aparentemente o país está tentando atrair a comunidade internacional e reafirmar sua importância como fornecedor de petróleo bruto em uma tentativa de suscitar ressentimento contra os EUA.
Fonte: NHK World