O papa Francisco iniciará uma visita de 4 dias ao Japão neste sábado (23) e deve passar por Hiroshima e Nagasaki, cidades atingidas pela bomba atômica, no dia seguinte e pedirá ao mundo pela abolição de armas nucleares.
O papa deve chegar ao Aeroporto de Haneda em Tóquio a bordo de uma aeronave especial à noite, tornando-se o primeiro pontífice a visitar o Japão em 38 anos.
Na manhã seguinte, o papa viajará a Nagasaki e passará uma “mensagem sobre armas nucleares” no Parque do Epicento da Bomba Atômica. Ele então deve realizar uma missa em um estádio de beisebol na cidade.
O pontífice deve então seguir para Hiroshima à noite e realizar um “encontro pela paz” no Parque Memorial da Paz perto do Ground Zero, onde a cerimônia que marca o ataque atômica é realizada todo mês de agosto.
O papa argentino de 82 anos pede repetidamente pela abolição das armas nucleares desde que foi eleito como pontífice católico romano em 2013.
Após passar mensagens sobre armas nucleares nas duas cidades, o papa deve retornar à capital e se encontrar na segunda-feira (25) com sobreviventes do terremoto e tsunami que devastaram o nordeste do Japão em março de 2011.
No fim do mesmo dia, o papa também se encontrará com o imperador Naruhito, que ascendeu ao Trono do Crisântemo em 1º de maio, e o primeiro-ministro Shinzo Abe.
Um pouco antes de se encontrar com Abe, o papa realizará uma missa em grande escala no Tokyo Dome, para a qual ele convidou Iwao Hakamada, um homem de 83 anos que foi condenado à morte por homicídio quádruplo, mas conseguiu novo julgamento e solto em 2014 sob um veredito de um tribunal distrital após 48 anos de detenção.
O Vaticano disse que o papa não tem planos de se encontrar com Hakamada, mas a atenção está focada em se um encontro ocorrerá e se o pontífice emitirá alguma forma de mensagem ao Japão sobre seu sistema de pena de morte.
João Paulo II, o último papa a visitar o Japão, também foi a Hiroshima e Nagasaki em fevereiro de 1981 como o primeiro pontífice a viajar ao país e pediu pela eliminação das armas nucleares.
Francisco é o primeiro jesuíta a se tornar papa. São Francisco Xavier, missionário jesuíta, introduziu o Cristianismo no Japão pela primeira vez em 1549.
O papa Francisco está na Tailândia e se encontrou com o Rei Maha Vajiralongkorn e o patriarca Budista supremo. Ele chegou ao país na quarta-feira e parte de lá para o Japão neste sábado.
Fonte: Mainichi