Um homem que pescava viu dentro da água cristalina uma haste com a escrita ウランペレット, o que significa uranian pellets em inglês, ou combustível nuclear em português.
Foi por volta das 21h de segunda-feira (18) e comunicou a polícia de Miyako (Okinawa), pois o local era próximo do mar no vilarejo e ilha de Irabu.
A polícia por sua vez avisou a prefeitura de Miyako, por volta das 2h de terça-feira (19), a qual telefonou para o governador. Ele recebeu o telefonema às 3h11 e ligou para pedir ajuda à Força de Autodefesa.
Onze integrantes da Força de Autodefesa Terrestre foram destacados para recolher e fazer a medição da radiação no local. Às 6h42 conclui-se que não foi encontrada nenhuma radiação.
O objeto contendo algo preto foi recolhido do local e foi enviado para a delegacia de Miyako para decidir sobre o seu destino.
A haste tem 19,5cm de comprimento e 1,3 de diâmetro, cujo corpo é cilíndrico, de plástico transparente. Dentro há umas esferas de cor preta, seguradas por algo semelhante a uma mola.
Não há informação da procedência do material.
Fontes: Ryukyu Shimpo, FNN e Okinawa Times