O governo japonês está investindo em testes para proporcionar serviços de transporte por veículos com direção autônoma em áreas montanhosas de difícil locomoção em todo o país.
Como parte do projeto, o primeiro local no país que receberá o serviço será a vila de Kamikoani, em Akita. O serviço entrará em vigor no dia 30 de novembro.
A direção autônoma está programada para detectar pontos de indução eletromagnética instalados nas rodovias que informarão o caminho para o veículo seguir. A velocidade média será de 12km/h.
As rotas foram construídas em um raio de 4km a partir da estação rodoviária Kamikoani, e ligará 3 vilarejos com locais muito visitados pela população, como clínicas médicas e a prefeitura da vila.
Um trecho de 1km foi preparado exclusivamente para o veículo utilizar a direção autônoma de nível 4, sem a presença do motorista. Quando o veículo estiver passando por esse trecho, nenhum outro carro ou pedestre poderá passar pela via.
Nos demais trechos, um motorista estará presente apenas para monitorar a segurança enquanto o veículo “dirige sozinho” para os destinos.
Até o ano 2030, o Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte (MLIT) pretende expandir o serviço de transporte por veículos com direção autônoma para 100 locais em todo o Japão.
Fonte: NHK News