Ela desenvolveu o veículo elétrico com uma empresa alemã, o qual pode ser dirigido com carteira de habilitação comum, além de ser eco para o ambiente.
Camionete EV desenvolvida pela Yamato (Car View)
Na terça-feira (19) a Yamato Holdings apresentou para a imprensa a novidade desenvolvida por ela, junto com uma empresa alemã, subsidiária da DHL, a camionete EV.
Publicidade
A Yamato Transport (Kuro Neko) irá introduzir 500 unidades dessa camionete a partir de janeiro do próximo ano, em Tóquio, Kanagawa, Chiba e Saitama.
Além de ser ecologicamente melhor para o ambiente ainda tem outro fator importante. Com a falta de mão de obra a empresa espera reunir motoristas com mais facilidade pois para dirigir a camionete basta ter a carta de habilitação comum.
A altura do assoalho do baú foi ajustada para não sobrecarregar o motorista (Car View)
A empresa investiu 4 bilhões de ienes nas instalações de abastecimento de energia elétrica dos veículos e neles propriamente ditos. Com uma carga completa de energia percorre até 100Km.
O tamanho é parecido com uma minivan, com facilidade para carregar e descarregar as encomendas, de forma a reduzir a carga para o motorista.
Além disso, há itens de conforto para quem dirige como aquecedor no assento
Um sensor detecta a chegada do motorista com a chave no bolso e também trava as portas se ele se afastar. Tem monitor com bird view para facilitar o estacionamento. Os espelhos retrovisores têm recurso para que os pontos cegos sejam refletidos no monitor.
Até 2030 a Yamato pretende substituir metade da frota atual de 10 mil caminhões de porte pequeno por essa camionete EV.
Fontes: Carview e Sankei