A imprensa soube, na quinta-feira (7), que a empresa subsidiária da maior montadora do país, Toyota Boshoku, com sede em Kariya (Aichi), foi advertida pela sucursal de Nagoia da Agência Tributária Nacional.
O motivo é que em 2 anos, até o fechamento do ano fiscal, em março de 2018, a empresa deixou de declarar 2,8 bilhões de ienes.
Vendeu as empresas deficitárias da Europa, há 3 anos, e embora tenha declarado como compensação dos prejuízos, a sucursal apontou que se antecipou para o registro das perdas, por ter restado um saldo da negociação.
Segundo a Toyota Boshoku foram 3 empresas subsidiárias vendidas em junho de 2016. A sucursal tributária apontou que o processamento dos prejuízos deveria ser feito no ano fiscal de 2018, pois ela teria se antecipado.
A empresa recolheu um adicional de 70 milhões de ienes, conforme foi solicitada para encerrar o caso da declaração do imposto.
O responsável declarou para a imprensa que “houve diferenças de opinião com as autoridades fiscais nacionais, mas seguimos as orientações”.
Fontes: Sankei e CTV