A delegação que levou o Tsu gyoza para participar do B-1 Grand Prix 2019 voltou com troféu de ouro, no formato de par de hashi. Na segunda-feira (25) reportou ao prefeito da cidade pelo orgulho.
Entre dezenas de pratos típicos participantes do grande prêmio, este ano realizado em Akashi (Hyogo), no final de semana, esse gyoza gigante foi eleito o mais saboroso.
A iguaria típica da capital de Mie foi desenvolvida em 1985 como um dos alimentos para a merenda escolar. Amado pelas crianças os restaurantes começaram a servir e caiu no agrado da população.
Se ainda não provou vale a pena, pois é bem recheado, a casca é um pouco mais grossa do que o gyoza tradicional, é frito e barato. É crocante por fora e suculento por dentro. Dois deles valem uma refeição. Se é visitante em Tsu não deixe de experimentar essa iguaria, ainda mais agora que faturou esse prêmio.
O B-1 Grand Prix é um festival onde as delegações das cidades apresentam seus pratos típicos e um corpo de jurados escolhe os melhores para as premiações. O ‘B’ é o acrônimo de brand (marca) da cidade. Vem sendo realizado desde 2006 e este ano reuniu 55 pratos, com público de mais de 300 mil pessoas.
Fontes: CBC TV e B-1 Grand Prix