A bela e famosa cidade de Veneza, na Itália, foi atingida pela maré mais alta em 50 anos no fim de terça-feira (12), com turistas caminhando em meio a ruas inundadas para buscar abrigo enquanto uma forte ventania levantava ondas na Praça de São Marcos.
Na terça-feira, as chuvas ajudaram a trazer as marés altas sazonais conhecidas como “acqua alta” para perto de níveis recordes, somente 7cm mais baixos dos vistos durante as inundações históricas de 1966.
“Esses são os efeitos da mudança climática”, disse o prefeito de Veneza Luigi Brugnaro em um post no Twitter.
Inundações em Veneza durante a estação de outono no norte são uma ocorrência normal e esperada, mas dados de maré alta de anos recentes mostram as pegadas do aumento dos níveis do mar.
“Atualmente estamos enfrentando uma maré excepcionalmente alta. Todos foram mobilizados para cooperar com a emergência”, tuitou Brugnaro.
Enquanto serviços de emergência tomavam os canais para avaliar os danos, a mídia italiana divulgou que um residente de 78 anos havia morrido por choque elétrico quando as águas invadiram sua casa.
Brugnaro disse que declararia um estado de emergência para a cidade.
Normalmente, a temporada de água alta da cidade dura do outono até o início da primavera. As partes mais baixas da cidade têm a maior probabilidade de serem atingidas pelas inundações, incluindo a área turística da Praça de São Marcos.
A previsão na região sugere que a chuva deve continuar pelos próximos dias, o que poderia significar mais inundações para a cidade.
Veja vídeo recente, da CBS News:
WATCH: Shocking video shows people wading through more than 4 feet of water in Venice, Italy, during floods that left the city’s historic basilica and many of its squares underwater. https://t.co/Ys5BJeUSIM pic.twitter.com/HgMHVcaj9T
— CBS News (@CBSNews) November 13, 2019