Chilean Air Force plane crashes en route to Antarctica with 38 people aboard, officials said. https://t.co/39fVrFukJW
Publicidade — NBC News World (@NBCNewsWorld) December 10, 2019
A Força Aérea Chilena disse na segunda-feira (9) que havia perdido contato com um avião que tinha como destino a Antártida transportando 38 pessoas. O avião partiu às 16h55 de Punta Arenas, disseram oficiais, e perdeu contato com operadores às 18h13, ambos horários locais.
Mais de 7 horas após perder contato por rádio com o C-130 Hercules, a Força Aérea declarou que o avião tinha caído, mas a busca pelos destroços continuou sendo realizada pelas forças chilena e associadas, no ar e na água, “com a esperança de encontrar sobreviventes”.
A Força Aérea disse que estava entrando em contato com familiares das pessoas a bordo do avião “a fim de mantê-los informados dessa triste situação que afeta tanto a Força como a nação”.
A Força Aérea disse que o C-130 estava transportando 17 membros da tripulação e 21 passageiros. Dos passageiros, 15 eram membros da Força Aérea, 3 do exército do país, dois cidadãos comuns da mesma empresa e um era da Universidade de Magallanes em Punta Arenas. A tripulação era toda de membros da Força Aérea.
O avião estava viajando para a Antártida a fim de ajudar a manter instalações na Base Presidente Eduardo Frei Montalva, uma base chilena no extremo norte do continente, de acordo com a declaração anterior. O avião chegaria às 19h17 (hora local), de acordo com uma projeção divulgada pela Força Aérea Chilena no Twitter.
Chilean Air Force plane crashes en route to Antarctica with 38 people aboard, officials said. https://t.co/39fVrFukJW
— NBC News World (@NBCNewsWorld) December 10, 2019
O general da Quarta Brigada Aérea, Eduardo Mosqueira, disse à mídia local que uma busca estava em curso e que um navio estava na área onde o avião deve ter caído quando o contato foi perdido.
Mosqueira disse que a aeronave deveria estar na metade do caminho para a base na Antártida quando perdeu contato. Nenhum sinal de emergência havia sido ativado, disse ele.
Ele enfatizou que o avião, cujo piloto tem vasta experiência, retornaria ao Chile na noite de segunda-feira.
Fonte: CBS News