A Boeing disse que suspenderá a produção de sua aeronave de passageiros 737MAX a partir de janeiro. Ela cita atrasos em receber aprovação para colocá-la de volta em serviço.
Isso ocorre após a Administração Federal de Aviação dos EUA – FAA ter dito em 11 de dezembro que ainda tinha que estabelecer uma data para dar a luz verde. A Boeing disse em novembro que estava esperando aprovação para retomar voos em janeiro.
O 737 MAX foi elogiado por seu custo-benefício em voos de curta e média distância enquanto o número de companhia aéreas de baixo custo aumentou dramaticamente.
Uma companhia aérea malaia foi a primeira a colocar a aeronave em serviço no ano de 2017. O 737 MAX foi a aeronave da Boeing mais vendida em 2018, baseada em várias encomendas recebidas.
Mas depois quedas das aeronaves na Indonésia e Etiópia causaram a morte de mais de 340 pessoas. Isso levou a FAA a estacionar os aviões em todo o mundo em março.
A empresa vem modificando o sistema de segurança da aeronave e conduzindo voos de teste.
O ministério dos transportes do Japão disse que nenhuma companhia aérea nacional está atualmente usando o 737 MAX.
Entretanto, a All Nippon Airways anunciou planos de introduzir até 30 das aeronaves em rotas domésticas a partir do ano fiscal que tem início em 2021.
A Skymark Airlines disse que está considerando a compra do MAX para substituir suas atuais aeronaves 737. Essas aéreas terão agora que rever seus planos.
Fonte: NHK World