Vários migrantes chineses tentando entrar nos EUA a partir do México estavam escondidos dentro de uma máquina de lavar, cômoda e outros móveis, disseram autoridades federais.
Agentes de fronteira vasculharam um caminhão que passava pelo Porto de Entrada de San Ysidro em San Diego, Califórnia, no sábado (7) quando encontraram 11 chineses escondidos dentro de “várias unidades de móveis”, disse em uma declaração a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP).
Os chineses foram encontrados dentro de uma máquina de lavar, baú e uma cômoda, disse o CBP.
CBP officers found 11 Chinese nationals hidden inside furniture inside a moving truck at the San Ysidro port of entry: https://t.co/RQYSXjWLOH pic.twitter.com/zfrenKAHZJ
Artigos relacionados...
— CBP San Diego (@CBPSanDiego) December 10, 2019
Nenhum deles sofreu ferimentos graves, disse em uma declaração Pete Flores, diretor de operações de campo da agência para San Diego.
Os chineses foram detidos com tramitações criminal e de imigração pendentes, disse o CBP.
O motorista do caminhão, um cidadão dos EUA de 42 anos, foi preso e levado para o Metropolitan Correctional Center em San Diego, disse o CBP. Seu nome não foi divulgado pelos oficiais e detalhes sobre quaisquer acusações contra ele não foram imediatamente disponibilizados.
“O CBP não pode enfatizar de forma suficiente os perigos de contrabando de migrantes”, disse Flores. “São pessoas que os contrabandistas sujeitam a condições desumanas que poderiam ter consequências fatais”.
No início de novembro, oficiais do CBP encontraram seis chineses escondidos em um outro caminhão atrás de uma parede falsa.
Fonte: CNN