Finland’s Sanna Marin is set to become the world’s youngest Prime Minister at the age of 34 https://t.co/6MljqbStX3
Publicidade — CNN (@CNN) December 10, 2019
Uma política finlandesa deve se tornar a primeira-ministra em função mais jovem do mundo.
A ministra dos transportes Sanna Marin, de 34 anos, também se tornará a primeira-ministra mais jovem do país quando ela tomar posse nesta terça-feira (10).
No domingo (8), Marin ganhou por pouco um voto dentre legisladores do Partido Social-Democrata, de acordo com a Reuters, e substitui o primeiro-ministro Antti Rinne, que renunciou em 3 de dezembro após o parceiro de coligação Partido de Centro ter dito que perdeu a confiança dele por liderar uma greve de trabalhadores postais.
A primeira-ministra eleita disse aos repórteres que ela tem “muito trabalho à frente para reconstruir a confiança”, de acordo com a Reuters.
“Nunca pensei sobre minha idade ou gênero, eu penso nas razões pelas quais entrei na política e naquelas coisas pelas quais ganhamos confiança do eleitorado”, disse ela, citada pela AFP.
Marin cresceu nos rankings após liderar o conselho da cidade de sua terra natal industrial Tampere quando ela tinha 27 anos, de acordo com a Reuters.
O Social-Democrata é o maior em uma coligação governamental de cinco partidos, de acordo com a Reuters. Marin assumiu o lugar de topo após vencer o líder do grupo parlamentar do partido, Antti Lindtman.
Marin não é a única líder no mundo na faixa dos 30. O premier ucraniano Olksiy Honcharuk tem 35 e a primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern tem 39 anos.
Os cinco maiores partidos no parlamento da Finlândia são agora todos liderados por mulheres, quatro das quais estão na faixa dos 30 anos: Li Anderson, de 32, é a líder da Aliança da Esquerda; Maria Ohisalo, de 34, lidera a Liga Verde, o Partido de Centro é liderado por Katri Kulmuni de 32 e Anna-Maja Henriksson, de 35, é a líder do Partido Popular Sueco da Finlândia.
Fonte: CNN