Autoridades do governo japonês e membros da coligação dominante estão prestes a entrar nas negociações finais sobre um pacote de estímulo no valor de cerca de ¥25 trilhões ou 230 bilhões de dólares.
As medidas são destinadas a financiar esforços de recuperação de uma série de desastres naturais e tomar ação preventiva contra o risco de uma desaceleração econômica.
A infraestrutura seria fortalecida. Um pouco dos fundos seria marcado para reforçar barragens de rios. Instalações de bem-estar teriam seus próprios geradores de energia e sistemas de fornecimento de água.
Na frente de estímulo, o governo planeja ajudar financeiramente criadores a aumentarem suas produções de carne bovina “wagyu” para exportação.
O pacote também disponibiliza dinheiro a pequenas e médias empresa para que elas possam aumentar os salários de seus trabalhadores menos remunerados.
Outras medidas são fundos para a educação. Uma meta é oferecer a estudantes do ginásio e do colegial acesso a computadores e tablets até o ano fiscal 2023.
Metade dos novos gastos virá diretamente de fontes do governo. As autoridades esperam decidir sobre os valores exatos de alocação na quinta-feira (5).
Fonte: NHK World