Duas construções em Hiroshima que sobreviveram ao bombardeio atômico de 1945 poderão ser demolidas devido à falta de fundos para manutenção.
O antigo depósito de uniformes militares fica a 2,7Km do Ground Zero – o ponto exato sobre o qual explodiu a bomba atômica de Hiroshima. Uniformes militares eram fabricados e armazenados lá. Pessoas feridas pelo bombardeio atômico foram levadas para essas construções, e muitas delas morreram.
Em 1993, a província de Hiroshima designou o complexo como memorial à tragédia.
Quatro dos prédios do depósito continuam de pé. Três deles são de propriedade da província e um do governo central do Japão.
Três estruturas têm mais de um século de existência e correm o risco de desmoronarem em um terremoto.
O governo provincial apresentou um plano a um painel da assembleia na quarta-feira (4). Dizem que o custo para preservar o exterior de um prédio e colocar abaixo outros dois seria de aproximadamente 7 milhões de dólares, menos de um décimo da quantia necessária para manter todos os três.
Alguns membros do painel se opuseram ao plano, dizendo que as construções são lembranças dos danos causados pelo bombardeio atômico.
A província quer começar o trabalho de demolição no próximo ano fiscal se o plano for aprovado pela assembleia.
Entretanto, a questão deve gerar debate, visto que sobreviventes do bombardeio atômico querem que os prédios sejam preservados.
Fonte: NHK World