Um estado de emergência foi declarado em Nova Gales do Sul, na Austrália, em meio a temores de que uma onda de calor que quebrou recordes vai exacerbar a crise de incêndios florestais do estado.
A nação enfrentou seu dia mais quente na terça-feira (17), mas esse recorde foi superado novamente na quarta-feira (18), que registrou uma média máxima de 41,9ºC.
A temperatura de 40,9ºC de terça-feira ultrapassou o recorde anterior de 40,3ºC em 2013.
Atualmente, autoridades em Nova Gales do Sul estão combatendo cerca de 100 incêndios, em uma crise que dura meses.
A premier Gladys Berejiklian anunciou um estado de emergência de 7 dias devido às previsões do agravamento das condições.
“A maior preocupação nos próximos dias é a imprevisibilidade, com condições de vento extremas e temperaturas extremamente quentes”, disse ela ao repórteres na quinta-feira (19).
Partes de Nova Gales do Sul, de qual Sydney é a capital, registraram temperaturas perto dos 40ºC na quinta-feira. Calor mais intenso estava previsto para o resto da semana.
Um estado de emergência dá às autoridades de combate ao fogo poderes adicionais para lidar com a crise. Essa é a segunda declaração do tipo em Nova Gales do Sul desde o mês passado.
Incêndios florestais vêm assolando a Austrália há meses, deixando 6 mortos, destruindo centenas de casas e queimando milhões de hectares de terra.
Australian authorities have declared a seven-day state of emergency in New South Wales as a record heatwave fanned unprecedented bushfires raging across the region. https://t.co/jDCWrhsQ2h
— RTÉ News (@rtenews) December 19, 2019
Fonte: BBC