Mais de 7.600 estabelecimentos comerciais vão fechar ou reduzir horas no Ano Novo

Redes de supermercados, restaurantes e lojas de conveniência vão fechar ou reduzir horário de funcionamento no período de Ano Novo.

Um restaurante Gusto (Wikimedia)

Mais de 7.600 estabelecimentos de grandes companhias nas indústrias do varejo e alimentação no Japão, incluindo redes de lojas de conveniência, supermercados e restaurantes, vão fechar ou reduzir seus horários de funcionamento ao longo do período de Ano Novo, revelou uma pesquisa realizada pelo jornal Mainichi.

Publicidade

Cerca de 3 mil lojas de propriedade de seis principais firmas decidiram introduzir fechamentos integrais ou parciais no dia de Ano Novo devido à escassez de pessoal e reformas no estilo de trabalho.

Um modelo de negócios que se espalhou desde os anos 1990 no Japão, em que lojas nesses setores abrem todos os dias do ano, chegou a uma encruzilhada.

Na indústria varejista, a Parco deve fechar todas as suas 18 lojas de departamento em 1º de janeiro, enquanto a Seven & Holdings planeja fechar 51 de cerca de 240 lojas de suas redes de supermercado Ito-Yokado e YorkMart.

Suas medidas marcam a primeira vez desde o fim dos anos 1990 que as empresas fecharão seus estabelecimento no dia de Ano Novo.

Ito-Yokado da Seven & Holdings (Wikimedia)

Na indústria de serviço de alimentos, a Royal Holdings fechará 203 lojas de sua rede de restaurantes Royal Host em 31 de dezembro e 1º de janeiro pela primeira vez.

Em 2018, a rede começou a fechar somente em 1º de janeiro. A Skylark Holdings fechará um total de 2.700 de seus restaurantes nas redes Gusto, Jonathan, Bamiyan e outras – cerca de 80% das lojas do grupo – a partir das 18h de 31 de dezembro até o meio-dia de 1º de janeiro.

Esse será o primeiro fechamento temporário em grande escala de lojas desde a fundação da companhia, embora alguns restaurantes já tivessem reduzido previamente suas horas de operação em 31 de dezembro e 1º de janeiro em somente 1 ou 2 horas.

Em relação às lojas de conveniência, anteriormente conhecidas por funcionar todos os dias do ano, principais operadoras conduzirão um experimento para fechar algumas ao longo do período de fim de ano e Ano Novo pela primeira vez.

A Lawson está permitindo a donos de franquias que fechem 102 lojas, cerca de 0.7% de todas as da rede, de 31 de dezembro a 2 de janeiro, enquanto a Seven Eleven Japan fechará em Tóquio cerca de 50 lojas gerenciadas diretamente, cerca de 0.2% de todas as lojas da rede, em 1º de janeiro.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Zoni, a sopa auspiciosa para o Ano Novo

Publicado em 28 de dezembro de 2019, em Culinária

Zoni ou ozoni, a tradicional sopa da culinária japonesa para o Ano Novo, é imprescindível nos lares.

Zoni ou ozoni é um prato da tradição de Ano Novo. Fácil, delicioso e auspicioso (Flickr e Wikipedia)

Zoni ou ozoni (お雑煮) é uma espécie de sopa servida nos lares japoneses, seguindo a tradição dos pratos do Ano Novo. Como tem mochi (bolinho de arroz), ela é considerada auspiciosa.

Publicidade

Dependendo da província ou região os ingredientes variam. Se for dividir em 2 grandes grupos, há os típicos de Kanto e de Kansai. As diferenças estão no mochi servido retangular ou redondo e se tem missô branco ou não.

Mas, observando as tradições, o caldo, ingredientes e o mochi são todos diferentes, de acordo com as regiões, conforme ilustração.

A receita apresentada aqui é simples e você pode introduzir variações de acordo com seu gosto. Como é para duas pessoas, multiplique de acordo com o tamanho de sua família ou convidados.

Ingredientes do ozoni

  • 20 g de nabo
  • 20 g de cenoura
  • 50 g de coxa de frango
  • 50 g de espinafre hourenso
  • 2 pedaços de mochi
  • Sal a gosto
  • 2 copos de água
  • 1 colher de sobremesa de shoyu light
  • 1 colher de sobremesa de Hondashi
  • 2 fatias de 8mm de kamaboko (peixe branco triturado e assado em banho-maria)
  • Mitsuba (parece salsinha) para enfeitar (um punhado)
  • Se tiver yuzu (fruta cítrica), lavar bem a casca e cortar lascas bem fininhas para dar o aroma

Modo de preparar

  • Corte tiras de nabo e da cenoura, com comprimento de cerca de 5 cm. Ou, podem ser em formato de flores. Coloque-as para cozinhar na panela com ½ da água e o ½ do hondashi indicado na receita
  • Em outra panelinha, ferva a água e passe o espinafre, esprema e corte com 5 cm de comprimento
  • O frango fatiado deve ser passado no sal. Ferva água em outra panelinha e acrescente o frango. Retire em seguida e escorra a água
  • Numa frigideira ou forno asse os dois pedaços de mochi, até ficarem dourados
  • Na panela onde cozinhou a cenoura e o nabo, acrescente o restante da água, do hondashi, sal e shoyu . Acrescente o frango, abaixe o fogo e não deixe ferver
  • Separe 2 tigelas e coloque o mochi assado em cada uma
  • Vá acrescentando nessa ordem: as fatias de kamaboko, cenoura e nabo cozidos, depois o espinafre, mitsuba, yuzu e por último o frango cozido
  • Com uma concha, cubra os ingredientes com o caldo

Sirva na primeira hora da primeira manhã do ano ou como entrada dos pratos de Ano Novo.

Os ingredientes podem variar de acordo com seu gosto. Para conferir quais são os alimentos de Ano Novo e seus significados, toque aqui.

Se ainda não leu sobre os 9 locais para abertura de sorte toque aqui. Para ter sorte com dinheiro e se tornar mais próspero, veja as dicas dos locais tocando aqui.

Bom apetite e boa sorte em 2020!  

Fontes: Chef Gohan e Ajinomoto
Fotos: Chef Gohan, Ninben e Ajinomoto 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!