Mais lojas de conveniência fecham ou reduzem horário de funcionamento no feriado

Redes como a Seven Eleven e a Lawson estão fechando algumas de suas lojas no dia de Ano Novo como um experimento para avaliar a reação do consumidor.

Na imagem, uma loja da FamilyMart (ilustrativa/PM)

Principais operadoras de lojas de conveniência estão explorando horários reduzidos de funcionamento no feriado em meio a uma escassez de pessoal e crescente conscientização pública em relação a questões de excesso de trabalho, com a Seven Eleven Japan e a Lawson fechando alguns de seus estabelecimentos no dia de Ano Novo como um experimento para avaliar a reação do consumidor.

Publicidade

A Seven-Eleven fechará cerca de 50 lojas na área metropolitana de Tóquio em 1º de janeiro e reduzirá horários de funcionamento nos dias 2 e 3 durante os três dias de feriado.

Contudo, o experimento não envolverá lojas operadas por donos de franquias. Espera-se que alguns que criticaram a política de operação 24/7 da Seven-Eleven como aplicado no contrato de franquia fechem seus estabelecimentos para o feriado sem a aprovação da companhia.

Uma união trabalhista representando essas franquias apresentaram uma petição para a Seven-Eleven na semana passada buscando permissão para que proprietários estabelecessem seus próprios horários em uma base flexível dado o baixo volume de vendas no período de feriado e a dificuldade de atender as exigências de recrutamento.

A incerteza em torno da política de operação 24/7 deve continuar no ano que vem, visto que a Seven-Eleven encerrou um contrato com um operador de franquia em Osaka que vem fechando sua loja na madrugada e exigiu um feriado no Ano Novo.

Mitoshi Matsumoto, cuja loja fica em Higashiosaka, disse que ele está considerando mover uma ação judicial contra a companhia, provavelmente no início de janeiro.

Sua briga com a gigante japonesa levou a mais operadores de franquias manifestarem suas preocupações sobre excesso de trabalho em meio a uma crise de mão de obra.

Enquanto isso, a Lawson fechará 120 lojas operadas por donos de franquia no dia de Ano Novo após dados passados terem mostrado um pequeno número de clientes no feriado.

Alguns donos de franquias também fecham suas lojas em 31 de dezembro e 2 de janeiro como parte de um experimento para ajudar a informar a tomada de decisão da companhia em 2021 e além.

Já a FamilyMart está tomando uma abordagem diferente para lidar com a escassez de pessoal e queixas de donos de franquias.

A companhia permitirá a 109 donos de franquias a tirarem folga durante o feriado enquanto substitutos fornecidos por ela mantêm as lojas funcionando.

Além das lojas de conveniência, outros setores da indústria varejista também estão tomando um olhar atento a suas políticas em relação a horários de funcionamento no dia de Ano Novo.

Muitas lojas de departamento agora fecham no feriado e começam as vendas do ano em 2 de janeiro, uma mudança de práticas anteriores que viam grandes vendas no primeiro dia do ano para atrair multidões de consumidores.

Mesmo algumas redes de restaurantes de família começaram a fechar seus estabelecimentos durante os feriados de Ano Novo.

A Skylark Holdings fecha grande parte de seus restaurantes a partir das 18h de 31 de dezembro até o meio-dia do Ano Novo.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Baleias começam a chegar para a temporada em Okinawa

Publicado em 31 de dezembro de 2019, em Turismo em Okinawa

Um casal de baleias já apareceu nas águas do oceano em Okinawa para reprodução e criação dos filhos.

Barco que leva turistas para apreciação das baleias (ZWWA)

As imensas baleias jubarte, que chegam a pesar 30 toneladas na fase adulta, já apareceram no oceano em Okinawa. 

Publicidade

O noticiário local mostrou na segunda-feira (30) imagens de um casal visto na costa da Ilha Zamami, banhada pelo Oceano Pacífico. 

Kiyoshi Miyagi que gravou o vídeo informou que é comum que elas apareçam nas águas próximas à ilha na segunda quinzena de dezembro. 

Registro de 2 baleias jubarte no domingo, dia 29, marca abertura da temporada (ZWWA)

Por isso, se gosta de apreciá-las há programa de passeio de barco na ilha. Zamami fica a 50 minutos de embarcação expressa do Porto Tomarin, em Naha. A melhor época para essa observação é de meados de janeiro à primeira quinzena de março. 

Aproveite para conhecer a praia Furuzamami eleita a melhor de todas pelos entrevistados da Trip Advisor na pesquisa World Best Beach 2016.

Em janeiro e fevereiro a máxima média de Okinawa é de cerca de 19 a 20ºC e mínima de 17ºC. Em março a média máxima chega a 22ºC. 

Ilha Zamami

座間味島

Vista aérea (Google Maps)

Fontes: QAB TV e ANN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!