Um medalhão da Virgem Maria foi encontrado em uma antiga casa na cidade de Kusatsu (Shiga) e enviado para análise na Universidade de Nara.
O resultado indicou que deve ter sido produzido no Período Azuchi-Momoyama, entre 1573 até 1603, como uma preciosidade do chamado kakure kristian (隠れキリシタン) ou membro da Igreja Católica Apostólica Romana, que praticava a religião de forma clandestina. Ocorreu por causa da perseguição após a Rebelião de Shimabara, entre 1637 e 1638.
A relíquia foi doada para o Shiga Kenritsu Azuchi Castle Archaeological Museum (toque aqui para abrir o mapa, fica em Ohmihachiman) e está em exposição até 27 deste mês, por conta do Natal.
O medalhão da Nossa Senhora da Imaculada Conceição é feito de bronze, tem 11,3cm de altura e 7,2cm de largura. A Virgem Maria, sobre uma lua crescente, tem as mãos em oração.
A antiga família Kusagawa, na cidade de Kusatsu, tentou mover a estátua de Buda em 1965 para reformar a casa, quando encontrou o medalhão embrulhado em um pano entre a estátua e o estande de lótus.
Outros 5 medalhões como esse foram encontrados em Tóquio e em Nagasaki, alguns designados como importantes propriedades culturais.
Para os católicos essa é uma descoberta importante.
Fonte: Sankei