A montadora japonesa eliminará as versões a diesel de seus principais modelos de carros até o fim de 2021 (PM)
A Mitsubishi Motor decidiu encerrar o desenvolvimento de novos motores a diesel, soube o Nikkei.
Publicidade
A montadora japonesa eliminará as versões a diesel de seus principais modelos de carros até o fim de 2021 e reduzirá de forma significativa o tamanho de seu existente negócio de veículos a diesel.
Veículos com motores a diesel estão deixando de ser usados, principalmente na Europa, com as vendas globais devendo cair cerca de 40% na próxima década.
A Nissan Motor já encerrou o desenvolvimento de motores a diesel, e medidas globais para enxugar frotas a diesel podem crescer.
O trabalho de desenvolvimento a diesel da Mitsubishi Motors será limitado a atualizar motores existentes. Ao longo de 2021, como dois principais modelos, incluindo a SUV Outlander, são renovados, modelos principais descartarão opções a diesel.
As ofertas equipadas com motores a diesel da Mitsubishi Motors serão limitadas a caminhões de pequeno porte e algumas SUVs na Europa e EUA, e o Delica D:5, uma minivan produzida em massa no Japão.
A Mitsubishi Motors espera que a porcentagem de veículos a diesel que ela fabrica caia para menos de 20% de sua frota nos próximos dois ou três anos, a partir de 24% em 2018.
A Nissan, parte de uma aliança de três negócios com a Renault da França e a Mitsubishi, planeja terminar inteiramente a produção de motores a diesel existentes até o fim de 2020.
A Renault, que tem a intenção de manter o número de seus modelos de carros a diesel para um mínimo, espera que as vendas desses veículos caia pela metade a partir dos níveis de 2017 até o fim de 2022.
Montadoras japonesas estão se retirando das vendas de veículos a diesel na Europa. A Toyota Motor em 2018 anunciou que encerraria as vendas de carros de passageiros a diesel em fases. A Honda Motors planeja parar de vender veículos a diesel até o fim de 2021.
Fonte: Asia Nikkei