Crianças desenhando (Flickr)
Como acontece anualmente a Gakken Holdings, de Tóquio, um instituto de pesquisa sobre os estudantes, divulgou na terça-feira (24) o resultado de uma enquete sobre que profissional quer ser quando crescer, entre as crianças do país.
Publicidade
A empresa divulgou inclusive uma tabela comparativa dos resultados de 1989, ou 20 anos atrás, para ilustrar a diferença para os dias atuais.
Foram 600 pares de crianças e seus pais, na faixa de 4 a 5 anos, dos jardins de infância, mais 1.200 pares de estudantes do primeiro ao sexto ano primário, de todo o país, a responderem o questionário. Se 20 anos atrás o sonho era ser professor de maternal e jardim de infância, as crianças de 2019 tem outros objetivos profissionais.
Tabela comparativa com o resultado de 1989 (Gakken)
As 5 profissões top eleitas pelas crianças foram:
- Pâtissier (chef de cozinha profissional, especializado em confeitaria, sobremesas e panificação)
- YouTuber
- Médico, incluindo odontólogo
- Jogador profissional de futebol
- Jogador profissional de beisebol
Sonhos de se tornarem YouTuber e pâtissier (Wikipedia e Flickr)
Ao ver separadamente por sexo, as preferências mudam.
Os meninos elegeram na sequência de 1.º a 5.º lugar YouTuber, jogador profissional de futebol, jogador profissional de beisebol, motorista e policial.
Tornar-se YouTuber vem aparecendo como top das profissões preferidas deles desde 2010.
Já as meninas sonham em se tornar profissionais atuantes como pâtissier, professora de maternal e jardim de infância, enfermeira, médica e dona de floricultura.
E seus filhos, o que comentam sobre a profissão do futuro?
Fonte: divulgação