O Guinness Book of World Records (Livro dos Recordes) premiou a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa – JAXA com o recorde oficial para a mais baixa altitude atingida por um satélite de observação da Terra.
Durante sua missão de 23 de dezembro de 2017 a 1º de outubro de 2019, o Super Low Altitude Test Satellite (SLATS) “Tsubame” alcançou uma altitude convenientemente superbaixa de 167.4Km.
Satélites de observação da Terra são plataformas excelentes para saber mais sobre nosso planeta, mas o que os torna tão eficazes é também uma de suas maiores desvantagens.
Visto que eles ficam em órbita baixa da Terra a até 2.000Km, eles podem observar áreas amplas da superfície da Terra. Infelizmente, estando a tal altitude significa que a resolução das imagens que pode ser capturada é limitada.
A missão do Tsubame foi designada para testar a viabilidade de colocar satélites em altitudes superbaixas entre 200 a 300Km, onde eles podem capturar imagens em alta resolução.
O problema é que a atmosfera altamente tênue naquela altitude produz milhares de vezes mais arrastamento atmosférico do que em altitudes mais altas e o oxigênio atômico presente pode fazer com que a espaçonave se deteriore rapidamente.
Para superar isso, o Tsubame foi feito com materiais resistentes a oxigênio e equipado com um motor a íon e propulsores a gás para ajudá-lo a manter órbita e posicionamento preciso para que ele possa capturar imagens de superfície e medir concentrações de oxigênio.
Durante sua missão, o Tsubame começou a uma altitude de 271.5Km antes de rebaixar para o recorde de 167.4Km, a qual ele manteve por 7 dias. Ele conseguiu tanto suportar a exposição à atmosfera quanto capturar as imagens de teste desejadas.
Fonte: Atlas