Muitas pessoas lutam com seu peso durante os feriados, mas um novo estudo pode ter encontrado uma solução (que não priva você das delícias de comidas de fim de ano). Acontece que beber café vai fazer mais do que simplesmente te acordar logo cedo.
Cientistas na Universidade de Illinois dizem que consumir cafeína pode limitar o ganho de peso e produção de colesterol, mesmo com uma dieta com alto teor de gordura e açúcar, divulga a SWNS.
Os pesquisadores alimentaram um grupo de ratos com uma dieta formada por 40 a 45 por cento de carboidratos e somente 15 por cento de proteínas por 4 semanas. Aos animais também foi oferecido chá rico em fitoquímicos, flavonoides e aminoácidos. A quantidade de cafeína por porção variou de 65 a 130 miligramas.
Os ratos também foram alimentados com outras fontes de cafeína.
No fim do experimento, os pesquisadores descobriram que os ratos que consumiram cafeína tiveram uma quantidade significantemente menor de gordura corporal. Eles determinaram que a cafeína reduziu a absorção de gordura em 22 de por cento e reduziram o ganho de peso em 16 por cento.
Em humanos, eles acreditam que beber quatro xícaras de café por dia poderia ajudar a prevenir o ganho de peso.
“Considerando as descobertas, o chá mate e a cafeína podem ser considerados agentes antiobesidade. Os resultados dessa pesquisa poderiam ser escalados para humanos a fim de compreender os papéis do chá mate e da cafeína como estratégias em potencial para prevenir o sobrepeso e a obesidade, assim como os subsequentes transtornos metabólicos associados a essas condições”, disse a coautora do estudo, Elvira Gonzalez de Mejia, ao SWNS.
“O consumo de cafeína do (chá) e de outras fontes aliviaram o impacto negativo de uma dieta com alto teor de gordura e sacarose na composição corporal devido à modulação de certas enzimas lipogênéticas tanto no tecido adiposo como no fígado”.
Fonte: NY Post