A cantora Marie Fredriksson morreu na segunda-feira (9) após uma batalha de 17 anos contra o câncer, confirmou sua empresa gestora.
Fredriksson, de 61 anos, era uma artista solo de sucesso em sua terra natal na Suécia antes de se juntar com Per Gessle para formar o Roxette, o ato que continuou para chegar à fama global.
O single de destaque da dupla foi “The Look”, alcançando a posição número 1 no Billboard Hot 100 dos EUA em 1989.
Um outro single, “It Must Have Been Love”, se tornou um grande sucesso após se destacar como trilha sonora da comédia romântica de 1990 “Pretty Woman”, estrelando Richard Gere e Julia Roberts.
O Roxette fez tours extensivamente, com Fredriksson ganhando reconhecimento como intérprete ao vivo de talento.
Em 2002 ela foi diagnosticada com tumor no cérebro, do qual ela se recuperou após tratamento agressivo.
Até 2009, Roxette estava se apresentando novamente, e até produziu mais álbuns.
Mas até 2016 médicos aconselharam Fredriksson a interromper os tours para priorizar sua saúde.
“Marie nos deixa um grande legado musical. Sua voz incrível – tanto forte como sensível – e suas performances mágicas ao vivo serão lembradas por todos nós que tivemos sorte de testemunhá-las”, disse em uma declaração a Dimberg Jernberg Management.
“Mas também lembraremos da pessoa maravilhosa com um grande apetite pela vida, e uma mulher com um coração enorme que se importava com todos que ela conhecia”. O antigo companheiro de banda Gessle divulgou uma declaração lembrando de Fedriksson como uma “música expansiva, uma mestre da voz, uma artistas incrível”.
Os dois foram amigos por mais de 40 anos, disse Gessle.
“Tenho orgulho, estou honrado e feliz de ter sido capaz de compartilhar muito de seu tempo, talento, carinho, generosidade e senso de humor”, escreveu ele.
“Todo o meu amor vai para você e sua família. As coisas nunca serão as mesmas”.
Fonte: CNN