A partir das 5h de domingo (5) foi realizado o primeiro leilão de atuns da era Reiwa no Mercado de Peixes de Toyosu, em Tóquio.
Um grande atum de 276 quilos, pescado em Oma (Aomori) obteve 193,2 milhões de ienes. Esse valor equivale a cerca de 700 mil ienes por quilo. Foi o segundo maior lance da história dos leilões desse pescado valioso.
Este ano, de 2020, o leilão foi aberto com 20 atuns a mais do que no ano anterior, com um desfile de 1.317 unidades, tanto de congelados quanto de frescos.
A oferta foi feita pelo presidente do famoso restaurante de sushi Kiyomura (喜代村), situado em Chuo-ku Tsukiji, na capital japonesa.
A partir das 14h o atum gigante adquirido pelo restaurante começou a ser cortado para servir os sushis. Cada unidade custa de 198 a 398 ienes na casa de sushi. “Quero que os clientes se sirvam do melhor sushi de maguro“, disse.
No ano anterior o mesmo presidente desembolsou 333,6 milhões de ienes por um atum do mesmo local, de 278 quilos.
Masahiko Yamamoto, 57, da cidade de Oma, que pescou o atum, é um pescador veterano com mais de 40 anos de experiência. Sorrindo disse “recebi uma recompensa pelo meu esforço até agora”.
Fontes: Yomiuri e ANN