Um avião fretado transportando cerca de 200 cidadãos japoneses de Wuhan, a cidade chinesa no centro de um surto de vírus mortal, chegou a Tóquio na manhã desta quarta-feira (29).
Uma equipe médica viajou a bordo para examinar os passageiros que estão sendo solicitados a permanecerem em casa por duas semanas e prestar atenção em sintomas.
Nenhum dos passageiros está infectado com o novo coronavírus, o 2019-nCoV, que vem causando o surto de pneumonia, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores.
Desde a manhã de terça-feira (28), havia cerca de 650 cidadãos japoneses que solicitaram a evacuação de Wuhan, onde o vírus foi identificado pela primeira vez.
Um segundo avião fretado para cidadãos deve partir do Japão na noite desta quarta-feira, disse um oficial do governo, e voos adicionais deverão ser organizados.
O vírus já causou a morte de 131 pessoas na China e infectou mais de 5 mil enquanto também se espalha globalmente, com casos confirmados no Japão, Estados Unidos, Europa e em outros lugares.
A China impôs um isolamento em Wuhan e outras cidades na província de Hubei em um esforço para conter o surto durante o período do feriado de Ano Novo Lunar.
O primeiro avião enviado para buscar os cidadãos em Wuhan partiu do Japão na noite de terça-feira e também levou máscaras e vestimentas de proteção solicitados pela China.
Muitos outros países estão tentando evacuar cidadãos de Wuhan. Os Estados Unidos enviaram um avião à cidade chinesa na terça-feira para evacuar diplomatas e cidadãos, com a Coreia do Sul dizendo que fará o mesmo na quinta e sexta-feira.
Fonte: Mainichi