Espirro (Piqsels)
No inverno uma das preocupações é a influenza, especialmente quando a epidemia está aumentando. Quando uma pessoa da família é diagnosticada com influenza é preciso tomar cuidados para não contagiar os demais, especialmente o cuidador.
Publicidade
O vírus da influenza é transmitido pelo contato. Ou seja, através de um respingo do espirro, da tosse ou tocar o mesmo local ou coisa depois que o paciente assoou o nariz, por exemplo.
Por isso, a pessoa que vai cuidar do paciente precisa observar 7 pontos para evitar o contágio, tanto de si quanto dos demais da família. É preciso interromper essas vias de transmissão.
Veja os 7 procedimentos importantes.
1 – Definir quem vai cuidar
Reduza o número de pessoas que entram em contato com o paciente, o máximo possível. De preferência apenas uma pessoa deve se encarregar dessa tarefa.
2 – Use máscaras e luvas descartáveis
O uso da máscara descartável é imprescindível, tanto no paciente quanto no cuidador. As luvas, igualmente descartáveis, devem ser usadas para o manuseio do lixo e também para socorrer em caso de vômito.
3 – Prepare o ambiente para o paciente
Separe um quarto da casa para acomodar o paciente, longe dos outros membros da família, de modo que ele possa repousar.
Separe uma lixeira somente para o paciente, para que possa descartar os lenços de papel. Também é importante separar copo ou xícara exclusiva para seu tratamento, a fim de tomar água e se hidratar bem.
Evite compartilhar os mesmos talheres e louças com outros da família.
Máscara e luvas, ambas descartáveis, são indispensáveis (Amazon)
4 – Lavar as mãos sempre após os cuidados
Mesmo usando luvas e máscara lave bem as mãos sempre assim que atendeu o paciente da família. Caso não possa lavar as mãos imediatamente, pelo menos passe álcool.
5 – Cuidado com a lixeira
A lixeira usada para os descartes de lenço de papel, luvas e máscara deve ser forrada com um saco plástico. Na hora de descartar esse saco plástico use luvas e o feche bem, dando um nó, antes de mandar para a lixeira em comum da casa. Depois disse higienize as mãos, seja lavando ou passando álcool.
6 – Cuidado com louças e roupas
As louças e roupas usadas pelo paciente devem ser lavados com segurança, como de costume. No entanto, depois de tocá-las, lave as mãos.
Alguns dos produtos desinfetantes que podem ser encontrados nas farmácias e no Amazon (Amazon)
7 – Limpe e desinfete áreas que são frequentemente tocadas
Limpe e desinfete as áreas em que o pacientes e outros familiares costumam tocar. É desejável limpar com água e detergente ou usar um desinfetante como hipoclorito de sódio (次亜塩素酸ナトリウム) conhecido como alvejante, ou etanol com finalidade desinfetante.
Os locais mais propícios ao toque são: mesas, maçanetas, interruptores, corrimão da escada, escrivaninha, cadeiras, alavanca da descarga e assentos de toalete, entre outros. Mesmo usando luvas, após limpar e desinfetar, lave bem as mãos.
Também são importantes para a recuperação do paciente e zelo pelo cuidador, boa nutrição e sono para aumentar a resistência às doenças.
Com essas medidas cuida do paciente sem problema de contágio e zela pelos demais da família, especialmente se tiver bebê, idoso ou gestante.
Fonte: Weather News