Desde 1946, ano em que começaram as coletas de dados para estatísticas, não fazia tanto calor em Okinawa no mês de janeiro. No sábado (25) a temperatura chegou a 27,6ºC em Naha, enquanto no domingo (26) foi de 25ºC.
Até 23 deste mês as ilhas de Okinawa tiveram aumento médio de 1,4ºC neste inverno. A partir de terça-feira (28), por influência da frente fria a temperatura cairá para abaixo da média anual, trazendo frio para as ilhas tropicais.
Costa do Pacífico com vento e queda de temperatura
O encontro da área de baixa pressão com a frente fria em toda a costa banhada pelo Oceano Pacífico provocará fortes ventos na terça-feira.
Além das rajadas de vento a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ alerta para a elevação das ondas e possibilidade de raios e tornados.
A temperatura poderá cair além da prevista, portanto, ao sair de casa agasalhe-se bem.
Flocos deverão acumular em Kanto-Koshin
A previsão é de que a partir da tarde de segunda-feira (27) comece a nevar na região Kanto-Koshin, mais acentuadamente nas áreas montanhosas.
Com a temperatura em queda as planícies também ficarão brancas e chegarão a ter acúmulos no dia seguinte, terça-feira.
A previsão é de acúmulo de 30 centímetros em Koshin, ou Yamanashi e Nagano. Já no norte de Kanto, de Hakone para Tama poderá acumular 20 centímetros. No sul de Tóquio deverá ser de 5 enquanto os 23 bairros ficarão levemente cobertos com 1 centímetro.
Fontes: Okinawa Times, Weather News e NHK