Autoridades da saúde na China dizem que desde a quarta-feira (15), 41 pessoas na cidade de Wuhan na província de Hubei adoeceram com pneumonia que pode estar ligada a um novo tipo de coronavírus.
Delas, um homem de 61 anos, morreu e outras seis pessoas estão em estado grave. Sete pacientes já se recuperaram e tiveram alta do hospital. Outros estão em quarentena enquanto passam por tratamento, e a informação é de que a condição desses pacientes é estável.
As autoridades da saúde de Wuhan não descartaram a transmissão humano para humano do novo coronavírus, citando o caso de um homem que desenvolveu pneumonia antes de sua esposa.
As infecções não parecem ter se espalhado por uma ampla área, então alguns especialistas dizem que há um risco relativamente baixo do patógeno ser transmitido de uma pessoa para outra.
Autoridades da saúde na Tailândia disseram na segunda-feira (13) que o novo coronavírus foi detectado no início deste mês em uma turista de 61 anos de Wuhan que apresentou febre.
Na Coreia do Sul, uma chinesa que havia viajado para Wuhan apresentou sintomas de pneumonia no início deste mês. Entretanto, autoridades da saúde disseram na semana passada que sua doença não estava ligada ao surto na China.
Taiwan e Hong Kong intensificaram as inspeções de quarentena em aeroportos e portos.
No Japão, na manhã desta quinta-feira (16), o novo coronavírus foi detectado em um homem na faixa dos 30 anos, de Kanagawa, que se queixou de febre em 3 deste mês, enquanto viajava para Wuhan, na China. Foi hospitalizado no seu retorno ao Japão, no dia 6.
Fonte: NHK World