Se não gosta de dormir com ar-condicionado ligado por ressecar a pele ou porque irrita as vias aéreas, que tal verificar se está usando corretamente a combinação cobertor x edredom de pluma de ganso.
Afinal, há excelentes edredons de pluma no Japão, levíssimos e que esquentam muito. E se a textura do cobertor agrada, pode usá-lo junto para potencializar o aquecimento e não precisará nem do ar-condicionado nem do aquecedor.
A chave para o efeito quente a noite toda está na ordem que usa o cobertor. Pode usar mais de um, conforme mostra o resultado de pesquisas da Omuron.
As plumas detectam a temperatura do corpo e aumentam a retenção de calor. Por isso, um cobertor entre o edredom e o corpo bloqueia esse efeito. Então, a dica é colocar o edredom diretamente sobre o corpo e o cobertor vai acima dele.
Se você quiser um pouco mais de conforto quentinho coloque um cobertor sobre o lençol, forrando a cama. Como capta o calor liberado do corpo durante o sono, produz bom efeito de retenção do calor. Portanto, nesse caso não precisa cobrir o edredom.
Mas, caso queira ficar ainda mais quentinho a noite toda pode jogar um cobertor sobre o edredom potencializando muito a retenção de calor. Nesse caso precisará de 2 cobertores.
Fazendo isso mesmo nas noites muito frias conseguirá ter um sono de qualidade mantendo-se bem aquecido.
Caso queira comprar um bom edredom de plumas de ganso procure por 羽毛布団, lê-se umobuton. Lembre-se de comprar também uma capa para revesti-lo. Quanto maior o percentual de plumas, mais quente é, por isso não economize. A expressão na etiqueta é ダウン85% ou ダウン92%, por exemplo.
Bom sono!
Fontes: Weather News e Rakuten