Companhias aéreas estão suspendendo voos para a China continental

Governos em todo o mundo estão atentos por causa do novo coronavírus e já emitiram alertas de viagem. Companhias aéreas preocupadas suspendem vários voos para a China continental.

Por medo da propagação do novo coronavírus, aéreas suspendem vários voos para a China (ilustrativa/PM)

Companhias aéreas na Europa, Ásia e América do Norte estão cancelando voos de/para a China enquanto o novo coronavírus, que se originou na cidade chinesa de Wuhan, infecta milhares de pessoas na China e dezenas além de suas fronteiras.

Publicidade

Embora todas as 213 mortes em decorrência do vírus estejam limitadas à China, pelo menos 82 pessoas em 18 países diferentes testaram positivo para o novo coronavírus, o 2019-nCoV, levando governos em todo o mundo a emitirem alertas de viagem e começarem a evacuar seus cidadãos de Wuhan.

Autoridades chinesas impediram viagens de/para Wuhan e adotaram restrições de transportes similares e rigorosas em várias outras cidades.

Quais companhias aéreas suspenderam voos?

A British Airways cancelou voos de/para Pequim e Xangai até pelo menos essa sexta-feira (31) após alertas de autoridades locais para “somente viagens essenciais à China continental”. Voos de/para Hong Kong continuarão sem ser afetados, disse a aérea.

A KLM optou por suspender voos com destino a Pequim e Xangai após esse fim de semana até 9 de fevereiro. A companhia havia anunciado anteriormente que também cancelaria voos para Chengdu, Hanghzhou e Xiamen.

A American Airlines disse na quarta-feira (29) que suspenderia voos entre Los Angeles e Xangai e Pequim a partir de 9 de fevereiro até 27 de março, mas citou que voos a partir de Dallas-Forth Worth continuariam, de acordo com a Associated Press.

O Grupo Lufthansa disse que cancelaria todos os seus voos com destino à China continental até 9 de fevereiro.

A Austrian Airlines disse que suspenderá voos de/para a China até 9 de fevereiro. A companhia aérea informou na quarta-feira que voaria para destinos na China “por uma última vez hoje”.

A Air Canada suspendeu todos os voos diretos para Pequim e Xangai de quinta-feira até 29 de fevereiro após o alerta do governo canadense para evitar viagem desnecessária à China continental. “Clientes afetados serão notificados e terão opções, incluindo viagens em outras aéreas onde disponível, ou reembolso”, disse a companhia em uma declaração.

A United Airlines emitiu dispensas de viagem a clientes que tinham a intenção de ir para Wuhan e outros destinos na China. A aérea disse que serviços de/para a China seriam afetados entre 1º e 8 de fevereiro por causa de um “significante declínio na demanda”, divulgou o Washington Post. A interrupção afetaria 24 viagens de ida e volta entre EUA e Pequim, Hong Kong e Xangai.

A Delta está emitindo dispensas de viagem em voos de/para e por Pequim e Xangai de 24 de janeiro a 30 de abril.

A Cathay Pacific disse na terça-feira (28) que “reduzirá progressivamente a capacidade” de seus voos de/para a China continental “em 50% ou mais” a partir de 30 de janeiro até o fim de março.

A Air India cancelou voos para Xangai a partir de 31 de janeiro até 14 de fevereiro e disse que um máximo de sete voos entre Nova Déli e Hong Kong só ocorrerão em três dias dentro do mesmo período de tempo.

A Finnair suspendeu voos de/para Nanjing e Pequim. “Devido à recente suspensão de todos os grupos de viagem da China, a Finnair cancelará seus três voos semanais entre Helsinque e o Aeroporto Internacional Beijing Daxing entre 5 de fevereiro e 29 de março, e seus dois voos semanais entre Helsinque e Nanjing entre 8 de fevereiro e 29 de março”, disse a aérea em uma declaração, acrescentando que ofereceria a escolha de uma mudança na data da viagem ou destino ou reembolso.

A LCC sul-coreana Seoul Air também interrompeu voos para a China e a indonésia Lion Air disse que fará o mesmo, de acordo com a Associated Press. A Lion Air disse que cancelou mais de 50 voos para a China até fevereiro.

A Associated Press também divulga que aéreas de Hong Kong estão reduzindo o número de voos para a China continental em cerca da metade, a Air Seoul está suspendendo voos para destinos na China continental e a Jetstar Asia sediada em Singapura está reduzindo voos de/para a China.

Aéreas japonesas consideram interrupção de voos para a China

Companhias aéreas japonesas estão observando um declínio no número de passageiros que vão e vêm da China desde o surto do coronavírus. Elas estão considerando suspender alguns voos tanto pelos negócios como por razões de segurança da saúde.

A All Nippon Airways – ANA opera 20 voos de ida e volta por dia entre Japão e China. Até agora, somente o serviço para Wuhan foi suspenso. Oficiais dizem que ficarão de olho na situação.

A Japan Airlines – JAL diz que continuará operando voos para a China, mas que isso poderia mudar a qualquer momento.

Fontes: Time, NHK World

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Quatro pontos a saber sobre novo coronavírus e não entrar em pânico

Publicado em 31 de janeiro de 2020, em Sociedade

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus aumenta diariamente. Isso é fato. Mas não é motivo para pânico se reside no Japão. Veja os pontos importantes.

Equipe médica em Wuhan, na China (ANN)

O novo tipo de coronavírus vem infectando cada vez mais pessoas, especialmente na China, em Wuhan (Hubei), onde começou. 

Publicidade

O povo japonês também está preocupado. Isso é mostrado pelos números de telefonemas que as instituições médicas recebem das pessoas querendo elucidar sobre esse novo vírus. 

Conhecer as doenças infecciosas é muito importante para abrandar o medo. A NHK preparou um material sobre o assunto e divulgou na quinta-feira (30). 

Embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado como uma emergência global, na quinta-feira, com a grave situação na China, não precisa entrar em pânico. Claro que há outros países com pacientes, como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul e outros, mas em muito menor escala. 

Então, serão esclarecidos 4 pontos, através das perguntas recorrentes, respondendo se são mito ou fato. 

1  – “Tem aumento de pessoas infectadas e mortes?”

O número de pacientes e pessoas infectadas está aumentando rapidamente, especialmente na China. São quase 10 mil infectados no mundo, sendo que 9.700 são na China. O número de mortes é grave, mas não é tanto quanto em 2002-2003 quando da SARS-síndrome respiratória aguda grave.

Segundo a OMS e outras fontes, muitos dos pacientes que morreram tinham uma condição preexistente que reduzia sua imunidade, como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas e vasculares

Portanto, isso é fato, mas não alarmante para o Japão. 

2 – “A infecção é apenas por contato muito próximo?”

A infectividade é medida pela quantidade de pacientes que podem espalhar a infecção. No caso desse novo coronavírus, a OMS-Organização Mundial da Saúde informou que varia de 1,4 a 2,5. 

Basicamente, diz-se que o contágio é através de gotículas da tosse e dos espirros. Isso se dá quando o contato é próximo, por isso, é fato. 

3 – “O contágio pode ocorrer durante o período de incubação?”

Há relatos da China de que a infecção pode ocorrer durante o período de incubação, quando os sintomas não estão presentes. Portanto, é fato, e existe a preocupação de que ela possa “espalhar” sem perceber.

4 – “Não tem medicamento ou vacina?”

Mais um fato. Esse coronavírus é um novo tipo de vírus que nunca havia sido encontrado antes, por isso ainda não tem vacina. Tampouco medicamento específico. 

Vendo por outros ângulos

Olhando para os 4 pontos acima muitas pessoas devem se sentir preocupadas. No entanto há outros aspectos importantes a serem considerados.

1 – As infecções fora da China ainda são baixas?

Atualmente, o número de pessoas infectadas fora da China é de cerca de 100 em todo o mundo, uma ordem de magnitude muito inferior ao da China. 

Só para ter uma ideia, a influenza que prevalece todos os anos, especialmente no inverno, infecta mais de 2 milhões de pessoas no Japão em uma semana, no período de pico.

2 – A gravidade é de 20%?

Sim, fato. Segundo a OMS, apenas 20% das pessoas têm o quadro agravado após a infecção. A grande maioria das pessoas apresenta sintomas leves, são tratadas e ficam bem. Mesmo contagiadas, nem todas apresentam quadro de pneumonia. E há que se levar em conta a condição preexistente como outras doenças citadas acima, como hipertensão, diabetes e outras.

3 – Recuperação pode ser com tratamento? E o desenvolvimento da vacina?

Embora não exista medicamento específico o tratamento tem sido eficiente, como uso de soro e máscara de oxigênio. Os medicamentos são importantes, mas as pessoas se recuperam das doenças infecciosas com o poder de seu sistema imunológico. Por isso, a importância de cuidar dele.

Vacinas estão sendo pesquisadas e desenvolvidas. É uma questão de tempo para isso.

4 – Pode ser evitado com cuidados pessoais?

Sim, a prevenção é a forma mais adequada. Por isso, se ainda não leu a matéria detalhada sobre o assunto, toque aqui para ver

Sem pânico

Na situação atual, é inevitável ver ou ouvir informações desconfortáveis. Embora exista o imprevisto, como a possibilidade de o novo coronavírus sofrer mutações e aumentar a infecciosidade e a patogenicidade, é importante acompanhar as informações com precaução, ficando longe das fake news ou notícias sem fundamento. Assim, ao invés do medo que causa pânico terá um mais saudável, como a prudência

Caso queira saber mais pode ligar para o call center que o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar instalou: 03-3595-2285. O horário de atendimento é das 9h às 21h, em japonês. 

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!