O governo metropolitano de Tóquio diz que dois dos cerca de 200 japoneses evacuados da cidade de Wuhan na China, o epicentro das infecções pelo novo coronavírus, foram diagnosticados com pneumonia.
O governo planeja transportar cerca de 650 japoneses que desejam retornar de Wuhan para o Japão a bordo de voo fretado. A primeira aeronave chegou ao Aeroporto de Haneda em Tóquio na manha desta quarta-feira (29).
De acordo com o governo metropolitano, dentre os 206 japoneses que chegaram, cinco tinham sintomas como tosse e febre, e foram levados a hospitais. O governo também informou que dois deles, um homem na faixa dos 40 anos e outro na de 50, foram diagnosticados com pneumonia.
Os cinco foram submetidos a testes para checar se eles foram infectados com o novo vírus.
O restante dos japoneses foi enviado ao Centro Nacional para Saúde Global e Medicina. O Ministério da Saúde diz que oito deles então apresentaram sintomas de febre, tosse e dor de cabeça. Sete deles serão hospitalizados.
O Ministério da Saúde está pedindo a essas pessoas com sintomas que continuem hospitalizadas e para aquelas sem sintomas, que retornem para casa ou fiquem nas acomodações fornecidas pelo governo.
O ministério também está pedindo a essas pessoas que não saiam por pelo menos uma semana e evitem saídas desnecessárias na semana seguinte.
Fonte: NHK World