Jardim Tokugawa em Higashi-ku, Nagoia, com pessoas sem casacos pesados (Chunichi)
É incomum ter um inverno aquecido como este no Japão e a data de 21 de janeiro foi quando aconteceu o registro de neve mais tardia em 1901. Portanto, passaram-se 119 anos desde então e nada dos primeiros flocos em Nagoia (Aichi).
Publicidade
Em geral a data da primeira neve fica em torno de 20 de dezembro, explicou o responsável pelo Observatório de Meteorologia de Aichi.
Com registro de temperatura máxima de 11ºC na capital de Aichi na terça-feira parece que o anúncio não será feito tão cedo.
Em Gifu acontece o mesmo
O registro mais antigo da neve tardia é de 16 de janeiro de 1935 nas cidade de Gifu (província homônima) e Hiroshima (província homônima), portanto, 85 anos.
Das capitais da região Tokai a única que teve anúncio foi Tsu (Mie), em 31 de dezembro.
As estações de esqui da província de Gifu amargam falta de neve. Uma delas, em Gujo, teve que completar apenas uma das pistas com a artificial, pois a natural mal cobriu uma parte do gramado. Os hotéis e parques que dependem da neve também estão amargando cancelamentos e falta de visitantes.
Neve só em março?!
O observatório informou que a previsão indica tendência de clima quente em março. Se uma frente fria vier há esperança de dias normais de inverno, inclusive provocando neve.
Em Okayama (província homônima), que também ainda não teve neve, tem registro tardio de 19 de janeiro de 1969. Outras cidades que também não viram os flocos são Nara, Quioto, Shimonoseki, Takamatsu e Fukuoka.
Fontes: Tokai TV, Nagoya TV, Weather News e Chunichi